PAGINA >> DIABETES - DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

Os exames são simples: dosagem de glicose em jejum, que deve ser no máximo 90 mg/dl e ou Insulina abaixo de 6 nU/ml

Acima destes valores já há grande suspeita de Diabetes

Outros exames:
Dosagem de Hemoglobina Glicada
Teste de tolerância a Glicose
Dosagem da Glicose 2 horas após as refeições
Exame de urina para avaliar perda de glicose
Avaliação dos distúrbios hormonais

Como você fica sabendo se seus filhos poderão ter Diabetes

Desde 1988 foi inventada uma equação matemática que associa os níveis de Insulina e Açúcar no sangue e pode prever até 40 anos antes o aparecimento do Diabetes

Chama-se Avaliação HOMA

Nesta tabela abaixo exemplifica o cálculo. No espaço Nível de Glicose colocamos o valor da glicemia. No espaço Nível de Insulina colocamos o valor da Insulina.
E é só mandar calcular

% de Células Beta

No exemplo acima o paciente tinha apenas 84 mg/dl de glicose no sangue, mas sua Insulina era de 23 nU/ml. Com calculo, vemos que a porcentagem de células pancreáticas está trabalhando a 229% para fornecer a Insulina necessária para diminuir a glicemia, fato esse que sobrecarrega em muito a capacidade do pâncreas em produzir Insulina e que acarreta seu esgotamento e a Diabetes 1

O correto é o paciente ter menos de 100% de células pancreáticas produzindo Insulina

% da Sensibilidade da Insulina

Neste caso a Insulina vale apenas 35%, sendo incapaz de metabolizar corretamente a glicose. O normal é que ela tenha mais de 100% de capacidade.

Nesta situação o paciente começa a engordar e sente muita vontade de comer carboidratos (açúcares)

IR (Relação Insulina dependente)

Valores acima de 2,4 caracterizam uma situação de Diabetes, apesar de a glicose estar normal, só que quando o Pâncreas se esgotar o paciente terá Diabetes Tipo 1 e precisará tomar Insulina

Neste segundo caso temos um nível de glicose e Insulina normais

% de Células Beta

Neste caso o Pâncreas está trabalhando abaixo de 100% sem nenhum esforço e não acarretando sobrecarga ao órgão

% de Sensibilidade da Insulina

Insulina a 130% significa que a mesma esta 30% mais forte..... É a situação ideal para o paciente emagrecer e não temer o Diabetes

IR

IR abaixo de 2,4, paciente não tem que se preocupar com o Diabetes

Hemoglobina Glicada

É o melhor exame que avalia os danos causados pela Diabetes.

Quando o paciente tem muito açúcar no sangue este se liga a Hemoglobina A e se fica dentro da hemácia, causando um aumento na mesma e que irá entupir ou irritar todas as artérias do corpo.

Então, o que mata no Diabetes é a Hemoglobina Glicada que entope todas as pequenas artérias do corpo, levando a área irrigada por ela a morte...daí aparecem as lesões no cérebro, rins, fígado, nos olhos e etc. e levando no final o paciente a morte

Veja no quadro abaixo como ela aparece na circulação:

Essa falta de irrigação é que leva as lesões nos nervos, olhos, rins, fígado e extremidades do corpo

Enfim o que mata é a Hemoglobina Glicada e não a Glicose em si

O nível da Hemoglobina Glicada (HbA1c) deve ser no máximo a 6% apenas pois acima desse valor já ocorre dano celular. Vejam no quadro abaixo quando diminuímos as complicações do Diabetes pela diminuição da HbA1c com medicamentos específicos

No mundo há unanimidade quanto a este marcador, demonstrado por trabalhos em vários países

Complicações do diabetes

Caso sua Hemoglobina Glicada esteja acima de 7% você já corre risco de morte e as lesões começam a aparecer sem que você consiga perceber

As seqüências das lesões começam na seguinte ordem:

Tudo isso porque a Hemoglobina Glicada acima de 7% causa um grande aumento da viscosidade sanguínea, aumento do Sorbitol, irritação das artérias que levam ao entupimento das artérias e conseqüente lesão das células irrigadas por estas artérias